
A Eurocidade Elvas-Badajoz é o resultado da união entre as duas cidades, Elvas do lado português e Badajoz do lado espanhol. As duas cidades formam o maior aglomerado populacional do interior de Portugal e da comunidade autónoma da Estremadura com 210 487 habitantes (2014).
Esta eurocidade é resultado de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Elvas e o Ayuntamiento de Badajoz, no dia 16 de Setembro de 2013, com o objectivo de atrair mais emprego, mais investimento e desenvolvimento às duas cidades que agora formam uma eurocidade.
Os centros urbanos das duas cidades estão separados apenas por 8km em linha reta pela A6, sem qualquer tipo de portagem.
Em 2015 e após o pedido de adesão da vila de Campo Maior devido à sua grande ligação com estas duas cidades e pela proximidade às mesmas, o presidente da Câmara Municipal de Elvas e o alcaide de Badajoz votaram favoravelmente à integração de Campo Maior na Eurocidade Elvas-Badajoz.
Com a entrada do município de Campo Maior, a eurocidade passa a ter uma população de cerca de 220 mil habitantes e uma área de abrangência de cerca de 500 mil habitantes entre os dois lados da fronteira.
A Eurocidade Elvas|Badajoz|Campo Maior tem um órgão máximo denominado de “Conselho Plenário da Eurocidade“.
Esta nova cidade da EU tem associada uma Euro Região correspondente designada por EuroACE. Nesta região europeia encontram-se 4 cidades qualificadas pela UNESCO como Património da Humanidade: Elvas, Évora, Mérida e Cáceres.